Agentes de endemias intensificam combate à dengue em Ilhéus
Embora Ilhéus tenha registrado redução significativa no índice de infestação da dengue no primeiro ciclo deste ano de 2014, de 15,9% para 9,6%, em relação ao ano passado, a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está atuando continuamente para obter melhores resultados no segundo ciclo deste ano, que se encerra agora, no mês de junho. Segundo a Supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, os agentes permanecem visitando residências, escolas, indústrias, casas comerciais e outros pontos estratégicos, realizando serviço de vistoria técnica e também de caráter educativo, através de palestras e ações de conscientização.
Durante o contato com a população, os agentes informam sobre as formas de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que ocorre geralmente em caixas d’água, em garrafas e pneus abandonados, o que pode ser evitado com a colaboração de todos. “Por isso, não basta apenas investirmos sozinhos na busca de extinguir ou reduzir drasticamente os índices de infestação, pois a participação de toda a população é primordial”, afirma a Supervisora de Imunização.
O secretário de Saúde, Antônio Ocké, informa que esta semana entrou em contato com a direção do Hospital Regional Luiz Viana Filho – que recebe aqueles que manifestam sintomas da doença - e foi notificado que vem ocorrendo uma grande queda na procura, assim como de confirmações de infestações. “O que deixa evidente que o trabalho preventivo orientado pela Sesau está surtindo os efeitos esperados por todos. E na conclusão deste novo ciclo, que já está próximo, esperamos que o índice atual de 9,6% tenha sofrido uma nova e substancial queda”, afirmou.
Além do combate em campo, a Secretaria de Saúde disponibiliza o Pronto Atendimento (PA) da Dengue, que funciona no CAE II, mais conhecido como Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), localizado na Rua Major Homem Del’Rey, no Bairro Cidade Nova, próximo ao Hospital São Jorge. Neste local, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 19 horas, e o interessado deverá portar documento de identidade e cartão do Sistema único de Saúde (SUS). O PA funciona com médico, enfermeiro e três técnicos de enfermagem.